Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito: SOS Vida e Pacto Pela Paz articulam com os conselheiros

Lourival Souza, engenheiro - O Presidente e Diretores da SOS VIDA e PACTO PELA PAZ NO TRÂNSITO reuniram dia 30.10.2019 no auditório da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão, em São Luis, com o Coordenador Executivo do Pacto pela Paz da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, Dicival Gonçalves, o seu assessor Tenente PM José Jorge Ferreira, e os Presidentes e Vice-Presidentes dos Conselhos do Pacto.
O objetivo foi articular a mobilização de populares de bairros da cidade onde os Conselhos estão organizados para participarem da manifestação pelo DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO, que ocorrerá no dia 17.11.2019(terceiro domingo de novembro instituído pela ONU em 2005), na Av. Litorânea(Praia do Caolho), das 8h às 10h, em São Luis. Ficou acertado ao final da reunião que a SOS VIDA destinará 10(dez) ônibus para dez diferentes regiões de São Luis para transportar os interessados em participar do referido evento.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO-CTB(Lei nº 9.503/97)
Art. 1º O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código.
§ 5º Os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio-ambiente.

SEGURANÇA DAS CRIANÇAS: TRANSPORTE DE FORMA INADEQUADA TEM AUMENTADO
Ando muito preocupada com a forma que vejo nossas crianças sendo transportadas nos carros, desde maio. Não sei se os condutores acreditam que está valendo a não obrigatoriedade do uso de dispositivos no veículo, se é preguiça ou pura falta de preocupação e amor pelo seus filhos. Mas percebo que a maioria das crianças tem sido transportadas de forma inadequada/irregular pelos seus (ir)responsáveis.
Tenho uma filha de 2 anos, e nunca a transporto fora do dispositivo, nem mesmo para ir até a esquina, como já houve necessidade.
Antes de ser uma regra, que possa atribuir pontos na habilitação e gerar uma despesa, o uso destes dispositivos tem o seu uso obrigatório, por ser fundamental para a segurança de nossas crianças dentro dos veículos. No Brasil, morrem cerca de 5 crianças por dia e é a principal causa de morte de crianças e adolescentes entre 0 a 14 anos de idade, de acordo com a ONG Criança Segura, sendo que, em 2018 foram 11.037 internamentos (registrados), o que equivale a mais de 30 crianças por dia sendo internadas, e quase 2 mil mortes em 2017 (inaceitável).
Temos que lembrar que as crianças são inocentes, desprovidas de noção de segurança no trânsito ou de seus riscos e seus responsáveis é que são obrigados a dar a segurança necessária para que isso não ocorra mais, mas pelo visto, também estão sem essa noção.
Ando muito incomodada com isso e procurando algo que possa ser feito para que os pais vejam a responsabilidade que tem em transportar seus bens mais valiosos no veículo, diminuindo esses números absurdos.
Não estamos com noção dos riscos que isso gera para nossos pequenos, que já estão participando do trânsito como pedestres e passageiros, e de acordo com a forma que os educarmos, além de garantir a segurança hoje, irá nos proporcionar um futuro melhor, num local puramente feito para nossos deslocamentos, onde apenas queremos chegar bem em nosso destino e tantas vidas acabam ceifadas no caminho por irresponsabilidade que nós mesmos cometemos.
Tenho visto crianças entre os pais, soltas, e até mesmo para fora do carro, no teto solar, e isso na capital do PR, onde se vê mais fiscalização. Isso tem que acabar, temos que ser mais responsáveis quanto aos nossos pequenos, e educá-los de verdade para o futuro deles no trânsito. Fonte: portaldotransito.com.br
Por Anna Maria Garcia Prediger

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Facebook e Instagram: Campanha SOS VIDA
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem