Lourival Souza: Uso abusivo de bebida alcoólica cresce 14,7% no país

O maior crescimento foi observado entre mulheres
Lourival Souza, engenheiro - Em 13 anos, o uso abusivo de bebida alcoólica aumentou no país, chegando a atingir 17,9% da população adulta. De acordo com dados reunidos pelo Ministério da Saúde, no ano passado, o percentual era 14,7% maior do que o registrado em 2006 (15,6%). O dado consta da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada hoje (25).
Conforme destaca o ministério, entre mulheres, considera-se uso abusivo de álcool a ingestão de quatro ou mais doses em uma mesma ocasião, nos últimos 30 dias. Já no caso de homens, o comportamento se configura quando há ingestão de cinco ou mais doses.
O uso abusivo de bebidas alcoólicas é um fator de risco que contribui para a ocorrência de acidentes de trânsito e para a suscetibilidade a Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), que abrangem câncer, doenças respiratórias crônicas e cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC).
Na perspectiva da Organização Mundial da Saúde (OMS), não há volume de álcool que possa ser classificado como “seguro”, uma vez que a substância é tóxica para o organismo humano.

Estratégia
Em coletiva, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, afirmou que “a melhor estratégia” do poder público é orientar a população por meio de campanhas que evidenciem os malefícios das bebidas alcoólicas. Atualmente, o governo federal oferece, por meio da Política Nacional de Saúde Mental, atendimento a pessoas que sofrem de dependência do álcool (alcoolismo). O atendimento é disponibilizado gratuitamente, das unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Fonte: https://portaldotransito.com.br

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: SOS VIDA PROFERE PALESTRA PARA SENSIBILIZAÇÃO DE PROFESSORES DO IFMA
O Presidente e o vice-presidente da SOS VIDA pela paz no trânsito, Lourival Cunha e Antonio Evaristo e o educador e pedagogo Luis Câmara realizaram palestra de sensibilização sobre educação para o trânsito para os professors do Campus do IFMA-Instituto Federal de Educação do Maranhão, de São José de Ribamar, dia 01.08.19, durante o encontro pedagógico da instutição. Esta palestra foi o passo inicial na parceria entre a SOS VIDA e o IFMA para iimplementação da educação para o trânsito, de forma transversal, com base no caderno de apoio pedagógico elaborado pela SOS VIDA/SEDUC.
A receptividade dos docentes, do Diretor do Campus, professor Marco Torreão e de toda sua equipe foi muito boa.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB(Lei nº 9.503/97)
Art. 1º O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código.
......................
§ 2º O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.
§ 3º Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO
Art. 326. A Semana Nacional de Trânsito será comemorada anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Facebook e Instagram: Campanha SOS VIDA
Twitter: @valorizacaovida
Fone:(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem